Incêndio atinge Serra da Moeda, na Região Central de Minas

G1 - http://g1.globo.com/ - 07/07/2018
Incêndio atinge Serra da Moeda, na Região Central de Minas
07/07/2018 19h44

Por G1 MG, Belo Horizonte

Área queimada faz parte de um monumento natural estadual, que é uma área protegida, segundo o Sisema. Não há informações sobre a extensão destruída.

Um incêndio atingiu área do Monumento Natural Estadual Serra da Moeda, na Região Central de Minas Gerais, neste sábado (7). Ainda não há informação sobre a extensão queimada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 11h30. Às 17h45, a informação é que havia sido debelado.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) confirmou que a área é protegida e informou que houve atuação da equipe de prevenção de incêndio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), dos bombeiros e de voluntários, com o apoio de um helicóptero.

Os militares disseram que a propriedade é de uma siderúrgica, que também empenhou brigadistas para conter as chamas. O G1 não conseguiu contato com a empresa.

O monumento foi criado em 2010 e possui área de 2,4 mil hectares, nos municípios de Moeda e Itabirito. A unidade de conservação foi criada devido à relevância biológica da região, o potencial turístico e científico, segundo o Sisema. Não é requerida a desapropriação da área.

O presidente da Associação de Meio Ambiente de Moeda, Ednei Amorim, registrou a linha de fogo no topo da serra.

Serra da Moeda
A Serra da Moeda apresenta formações vegetais da mata atlântica e do cerrado, com árvores ameaçadas e protegidas por lei, como o pequizeiro, o jacarandá-da-bahia e a braúna. Na fauna, destacam-se a presença do veado, da onça-parda e espécies endêmicas, aquelas que só são encontradas na região, como o canário rabudo e o beija-flor de gravata. As informações são do Sisema.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/incendio-atinge-serra-da-moeda-na-regiao-central-de-minas.ghtml
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Moeda
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.