ICMBio, PM e Marinha fazem operação conjunta

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/11/2015
E impedem crimes ambientais em parques no Amazonas


Agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotados nos parques nacionais de Anavilhanas e Jaú, no Amazonas, participaram, juntamente com o Batalhão de Policiamento Ambiental do estado, da Operação Ágata, realizada a bordo do navio-patrulha fluvial "Amapá", da Marinha do Brasil.

Durante a operação, foram abordadas e vistoriadas diversas embarcações e autuados praticantes de "pesca esportiva", flagrados no interior do Parque Nacional de Anavilhanas. Algumas pessoas foram pegas transportando quelônios (tartarugas) e ovos; outras portando armas e petrechos de pesca.

Ao todo, foram resgatados e soltos cerca de 450 exemplares de irapuca (Podocnemis erythrocephala), um exemplar de cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus) e quatro filhotes de tracajá (Podocnemis unifilis).

Peixes ornamentais foram apreendidos por estarem sendo transportados em desacordo com a guia emitida, bem como em péssimas condições de transporte. Muitos exemplares de acará-bandeira (Pterophyllum cf. scalare) estavam morrendo por falta de oxigênio.

Ao final da operação, foi feita abordagem em um barco de luxo. Os passageiros eram de São Paulo. Com eles, os agentes encontraram duas motosserras, seis espingardas de caça, grande quantidade de munição e um revolver calibre 38 sem registro, além de material de pesca.

Também foi encontrada uma manta de pirarucu (Arapaima gigas) e diversos tucunarés (Cichla spp.) embalados no freezer. O pescado, o material de pesca e o armamento foram apreendidos. Os infratores foram levados para a Delegacia da Polícia Civil de Novo Airão (AM).

Esta é terceira operação conjunta entre o ICMBio, o Batalhão Ambiental da PM e a Marinha do Brasil este ano.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7299-icmbio-pm-e-marinha-unidos-em-defesa-da-natureza.html
Amazônia:Biodiversidade

Related Protected Areas:

  • UC Jaú
  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.