ICMBio fiscaliza Parques Nacionais para combater crimes ambientais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/10/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu no mês de setembro uma operação de fiscalização para combater crimes ambientais nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, ambos localizados na divisa dos estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A ação ocorreu nos municípios de Praia Grande e Jacinto Machado e contou com apoio da Polícia Militar Ambiental.

"As fiscalizações são a principal ferramenta de combate efetivo aos ilícitos ambientais na região. Desta vez, aconteceu na época de inverno, quando a caça no interior dos cânions aumenta", explicou o analista ambiental e agente de fiscalização, Guilherme Betiollo.

Os crimes ambientais mais comuns e mais combatidos na região estão relacionados à caça e ao cativeiro ilegal de aves silvestre, principalmente as que cantam. Com a operação, que acontece periodicamente, as Unidades de Conservação (UCs) pretendem conscientizar a população local sobre o problema, abrindo um canal de contato direto para denúncias e orientações. "Também queremos inibir futuras infrações expandindo o conhecimento da população", informou Betiollo.

Durante a operação, foram abordados e revistados aproximadamente 50 veículos e motos. Uma pessoa foi autuada e quatro pássaros nativos apreendidos. Também foram descobertas três cabanas, sendo que uma delas servia de apoio para a caça.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4997-icmbio-fiscaliza-parques-nacionais-para-combater-crimes-ambientais.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra Geral (PARNA)
  • UC Aparados da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.