FAS leva capacitação sobre primeira infância para agentes de saúde de Uarini-AM

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 20/10/2015
Expectativa é beneficiar 2,5 mil famílias da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá


O Projeto Primeira Infância Ribeirinha promoveu nos últimas dias 07 e 08 de outubro capacitação em desenvolvimento infantil para 22 agentes comunitários de saúde do município de Uarini-AM (570km de Manaus). A atividade deve beneficiar cerca de 2,5 mil famílias que vivem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, que compreende parte da zona rural do município, e foi realizada com apoio da Innova e do Bradesco, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) de Uarini.

A capacitação teve por objetivo instruir os agentes de saúde da zona rural sobre a importância do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos, período decisivo para formação física e cognitiva das crianças. O Projeto desenvolveu um modelo de visitação domiciliar adaptado à realidade das famílias ribeirinhas, que foi entregue junto com um kit de 23 itens básicos contendo itens como materiais didáticos, balança e medidores de pressão. A atividade integrou o Projeto De Mãos dadas com a Sustentabilidade, uma parceria da FAS e Prefeitura de Uarini.

"O PIR, depois de consolidado na RDS do Rio Negro ganha novos horizontes, levando atenção básica para crianças de outras unidades de conservação, e principalmente uma nova metodologia de trabalho em desenvolvimento infantil, valorizando a família, a criança e a comunidade", explicou a coordenadora do PIR, Rhamilly Amud.

A oficina contou com atividades de arte e educação, apoiadas pelo supervisor de arte e educação da FAS, Adriano Rodrigues, além da presença do secretário de saúde de Uarini, Davi Braga.
Sobre o PIR

O Projeto Primeira Infância Ribeirinha é uma iniciativa conjunta da FAS, Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SUSAM) e Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que busca subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas para o desenvolvimento da primeira infância das crianças nas comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas. O projeto conta com apoio do Projeto Primeira Infância Melhor (PIM-RS).



http://fas-amazonas.org/2015/10/fas-leva-capacitacao-sobre-primeira-infancia-para-agentes-de-saude-de-uarini-am/
Populações Tradicionais

Related Protected Areas:

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.