Exposição fotográfica revela fauna do Parque Nacional do Itatiaia, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/12/2016
Reserva, a 1ª criada no Brasil em 1937, completará 80 anos em 2017.
Projeto foi idealizado por fotógrafo e engenheiro ambiental.


Uma exposição fotográfica marca o início das comemorações do aniversário do Parque Nacional do Itatiaia, RJ, que completará 80 anos em junho de 2017. Ela recebeu o nome de "A alma do Mato" e pode ser conferida no Centro de Visitantes do parque.

Em 22 fotos, o fotógrafo Christian Spencer e o engenheiro ambiental Marcelo Motta captaram imagens inéditas de mamíferos da reserva. Tudo impresso em preto e branco. Uma iniciativa que demandou tempo e paciência para sair do papel.

"A gente escolheu preto e branco para levar o observador para um outro mundo, um mundo um pouquinho mais misterioso. E, em preto e branco, o bicho se sobressai mais", explicou o fotógrafo Christian.

A exposição é fruto de um ano de trabalho. Durante esse período, os idealizadores do projeto espalharam "armadilhas fotográficas" pela mata, com sensores que identificam a presença dos animais. O equipamento utilizado não é só para registro, mas específico para imagens artísticas, que valorizam todo o ambiente em volta.

"É muito tempo dentro da mata e também conhecendo sobre rastros sobre cheiros também. E com isso a gente conseguia selecionar esses pontos", disse o engenheiro ambiental Marcelo Motta sobre o procedimento para executar o projeto.

Tatu, queixada, tamanduá, muriqui, jaguatirica... na intimidade do habitat natural. É muito difícil ver qualquer um desses animais pelo parque. Por isso, flagrantes assim exigem experiência e disposição. Para conseguir uma foto da onça parda, por exemplo, foram seis meses tentando.

"A maioria desses animais é dificílimo de se ver, mas é importante você saber que o parque, a floresta é a casa deles, e que deve ser preservada", afirmou o diretor do Parque Nacional Gustavo Tomzhinski.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/12/exposicao-fotografica-revela-fauna-do-parque-nacional-do-itatiaia-rj.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.