Boletim Informativo da APA de Algodoal-Maiandeua

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br - 08/07/2009
Em abril, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), e em parceria com a consultora Valéria Saracura, publicou em formato digital e impresso, a 1o edição do boletim informativo do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua.

O boletim tem a função de informar a sociedade e aos interessados na APA as ações que serão conduzidas para a consolidação do plano de manejo da Unidade de Conservação (UC) e a proteção e conservação das belezas naturais que existem na região.

As atividades realizadas na APA e informações importantes da gestão e planejamento de Uc´s serão divulgadas nas 9 edições do boletim.

Interessados - Os interessados poderão encontrar as edições anteriores dos boletins no site da Sema (www.sema.pa.gov.br) ou impressos na biblioteca e na recepção da sede da Secretaria, em Belém.

Os que desejarem mais informações podem entrar em contato por e-mail (geus_apa_algodoal_maiandeua@yahoo.com.br) ou pelo telefone (91-3184-3345).

O boletim é mensal e já está em sua 2o edição. Será editado até dezembro de 2009.

Plano de Manejo da APA de Algodoal-Maiandeua

Em Março de 2007, a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, então Sectam (atual Sema) iniciou a elaboração do plano de manejo da APA de Algodoal-Maiandeua, com a nomeação de uma equipe técnica multidisciplinar, coordenada pelo engenheiro florestal Crisomar Lobato. Após levantamento bibliográfico, expedições no local, coleta de dados primários e oficinas técnicas, a equipe elaborou um documento, com mais de 600 páginas divididas em 9 capítulos temáticos de estudos socioambientais da região.

Em 2008, depois de finalizar o documento, a Sema, por meio da Diap e da Coordenadoria de Unidades de Conservação da Natureza (CUC), conseguiu recurso pelo Programa Pará Rural (financiado pelo BIRD) para a contratação de uma consultoria individual que consolidasse o documento do plano de manejo, a partir dos estudos da Sema e da realização de outras atividades e etapas necessárias.

Após a publicação do Termo de Referência (TDR) e o processo de seleção, a consultora Valéria Saracura foi selecionada e apresentou um valor de R$ 86.245,00, segundo contrato assinado em 05/03/2009. Até o final do ano, Valéria deverá apresentar a versão final do documento do Plano de Manejo, a cartilha, o resumo executivo e os demais produtos elaborados durante o período do contrato.

Entre as atividades já realizadas pela consultoria, destacam-se a aprovação do plano de trabalho; a visita técnica para o reconhecimento da APA de Algodoal-Maiandeua; a coleta e análise de documentos; reuniões com instituições; oficina com os técnicos da Sema e a elaboração dos boletins informativos
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Algodoal-Maiandeua
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.