Ações reforçam Turismo Comunitário

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/11/2017
Ações reforçam Turismo Comunitário
ICMBio lança publicação que orienta diretrizes e princípios do TBC e disponibiliza recursos para projetos


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) quer fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) nas unidades de conservação federais (UCs). Para isso, lança uma publicação orientando as diretrizes e princípios sobre o TBC. Além disso, disponibilizou recursos financeiros para projetos que reforçem as ações de turismo comunitário, que é uma alternativa de renda às comunidades tradicionais que residem nas UCs.

A publicação é mais um dos resultados do Grupo de Trabalho (GT) do TBC, que foi criado em 2011, quando o tema foi discutido no Seminário de Ecoturismo de Base Comunitária nas Reservas Extrativistas, realizado em São Luís/MA. "Esperamos que essa publicação possa fomentar o diálogo e promover o amadurecimetno do tema para que o TBC gere benefícios tão esperados", ressalta o coordenador do GT, Thiago Beraldo.

Segundo ele, atualmente, as reservas extrativistas Marinha de Soure, Prainha do Canto Verde, Rio Unini e Chico Mendes já desenvolvem o TBC. Como também as comunidades das florestas nacionais do Tapajós e do Purus, e os parques nacionais Jaú e da Chapada da Diamantina.

A publicação Turismo de Base Comunitária em UCs Federais - Princípios e Diretrizes apresenta o conceito de TBC, onze princípios e dezoito diretrizes divididas em três blocos. Também estabelece diretrizes para a qualificação da experiência das comunidades e do público visitante, relacionadas diretamente ao caráter educativo e potencialmente transformador da proposta. Trata ainda de parâmetros para que o TBC esteja em compatibilidade e fortaleça os objetivos de criação e manejo das diferentes categorias de unidade de conservação.

O próximo desafio do GT é construir um caderno de experiências. "Esse caderno estará pautado em aprendizados, com possibilidade de ser replicados em outros cenários - a partir de adequações, com base nas distintas realidades", afirma Beraldo. Para isso, o GT quer organizar um Seminário que contará com a participação de gestores do ICMBio, representantes de movimentos sociais e de povos e comunidades tradicionais.


Recursos para projetos

O ICMBio disponibilizou recursos para as Unidades de Conservação, Centros Regionais e Centros de Pesquisa apresentarem projetos que fomentem o turismo de base comunitária. As propostas podem envolver capacitações, intercâmbios, visitas técnicas, oficinas, encontros, reuniões e mutirões comunitários, bem como o desenvolvimento de materiais didáticos, gráficos e audiovisuais destinados ao apoio ou disseminação das ações vinculadas a projetos apresentados pelas unidades de conservação. Serão R$ 40 mil por projeto, que deve estar alinhado com a publicação de Princípios e Diretrizes para o TBC.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9306-acoes-reforcam-turismo-comunitario
Turismo Ambiental

Related Protected Areas: