Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado é retomado pela Prefeitura de Cabo Frio

Clique Diário - https://cliquediario.com.br - 22/08/2018
Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado é retomado pela Prefeitura de Cabo Frio
22/08/2018 - 10:44

Thaiany Pieroni

O Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado, localizado no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, foi retomado pela Prefeitura. A retomada da unidade, que estava fechada, foi definida em função do crescente aparecimento de famílias inteiras de micos leões dourados durante as ações de fiscalização ambiental e fundiária. O fato é surpreendente para os especialistas, já que a espécie corre risco de extinção e está listada como espécie em perigo tanto pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), órgão da Unesco, quanto pelo ICMBio.

"Como a área vem sendo alvo de constantes invasões e parcelamento ilegal, nossos fiscais, juntamente com os agentes ambientais, estão sempre em ronda pelo local e notaram que o número de micos vem crescendo. Para nós, fiscais fundiários, é uma alegria saber que nosso trabalho também ajuda na preservação de uma espécie em extinção", afirmou Ricardo Sampaio, coordenador de Assuntos Fundiários.

Criado em 1997, o Parque é uma unidade de proteção integral, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João, que tem por objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica. Além de promover pesquisas científicas, o local também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico.

"Eram para estar sendo feitas diversas ações de preservação do meio ambiente, pesquisas e monitoramento da fauna, baseadas na sede do parque. Com a retomada da sede, vamos trabalhar para que haja presença diária de fiscais e para retomarmos as atividades de pesquisas e, em breve, o Parque poder voltar a receber visitantes", comemorou o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

A APA da Bacia do Rio São João é uma unidade de conservação de uso sustentável, com cerca de 150.400 hectares, o que equivale a aproximadamente 1.500 km². Abrange ecossistemas da Mata Atlântica, como a "mata de baixada", mangues e a restinga. Tem como objetivo normatizar o uso da terra na área de ocorrência do mico-leão-dourado. A APA abriga diversas espécies de animais que estão ameaçados de extinção, como a preguiça de coleira, lobo-guará, gato-maracajá, bagrinho, borboleta da praia, onça parda, além do mico leão dourado, animal símbolo do parque. O mico só existe nesta área do Brasil.

https://cliquediario.com.br/cidades/parque-natural-municipal-do-mico-leao-dourado-e-retomado-pela-prefeitura-de-cabo-frio
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.