Jericoacoara encerra operação réveillon 2012/2013

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 08/01/2013
A equipe gestora do Parque Nacional de Jericoacoara encerrou no dia 05 de janeiro, a Operação Réveillon 2012/2013, realizada desde 28 de dezembro do ano passado, com apoio da Coordenação Geral de Proteção Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CGPRO/ICMBio), que autorizou a participação de dois agentes de fiscalização provenientes dos parques nacionais de Sete Cidades e Serra da Capivara e quatro policiais militares da Companhia de Polícia do Meio Ambiente do Ceará (CPMA/CE).

Segundo o chefe da unidade de conservação (UC), Wagner Cardoso, o principal objetivo da operação foi "o monitoramento das visitas à unidade e demais atividades de uso público no local, a fim de minimizar possíveis danos ao patrimônio natural, em decorrência do pico de visitação que ocorre durante o período de Ano Novo, quando a Vila de Jericoacoara, no litoral cearense, chega a receber simultaneamente mais de 10 mil turistas".

A equipe de fiscalização apurou denúncias de caça e pesca ilegal dentro do perímetro do parque e acompanhou a remoção do lixo em locais onde há grande fluxo de visitantes, como a Pedra Furada e a Duna do Pôr-do-Sol.

Com a realização de rondas ostensivas pelos fiscais, sete autos de infração foram lavrados, motivados pela conduta inadequada de visitantes ou prestadores de serviço, tal como trafegar com veículos motorizados sobre as dunas móveis - o que caracteriza dano à unidade de conservação.

Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara, vinculado à Coordenação Regional 6 (CR 6) do ICMBio, foi criado em fevereiro de 2002 e engloba uma área total de 8.850 hectares no município de Jijoca de Jericoacoara (CE). Entre suas belezas cênicas naturais, a unidade de conservação abriga uma grande planície com campos de dunas móveis do tipo "barcana" (em formato de meia-lua) e muitas lagoas interdunares, que se formam todos os anos durante o período chuvoso, além de praias desertas, restingas e manguezais, habitados por espécies como o gavião-mariano, a suçuarana e o cavalo-marinho. Além disso, a área marinha do parque é um sítio importante de abrigo e alimentação para várias espécies de tartarugas-marinhas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3605-jericoacoara-encerra-operacao-reveillon-2012-2013.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.