Ibama envia brigada de pronto emprego para apoiar as ações de combate na BR 163

Ihbama - http://www.ibama.gov.br - 05/09/2012
O Ibama, em parceria com o ICMBio, está enviando 25 brigadistas da brigada de Pronto Emprego do Rio de Janeiro para apoiar os combates aos incêndios florestais que ocorrem na região da BR 163 no Pará, uma das mais críticas. O reforço chegará dia 06/09, aumentando o contingente para 81 combatentes. Até o momento, foram extintos 1963 incêndios florestais pelo país.

As brigadas sediadas em Novo Progresso, Altamira e Castelo dos Sonhos, serão reforçadas devido ao grande número de ocorrências e acionamentos. Além dos combates aos incêndios, a fiscalização ambiental também está presente na região para coibir outros crimes ambientais.

Estão em andamento ainda outras sete operações em conjunto com a Funai e ICMBio. Nestas atuarão 257 brigadistas do Ibama e do ICMBio, além de oito homens da força nacional. As operações estão acontecendo no Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba, no Piauí onde os brigadistas combatem diversos incêndios simultâneos dentro do Parque.

Pelo menos cinco grandes incêndios foram extintos e a situação, no momento, se encontra controlada. No Parque Nacional Campos Amazônicos/AM, as brigadas iniciaram os combates no dia 30/08. As Brigadas de Pronto Emprego do Ibama/Prevfogo recebem treinamento diferenciado para atuarem em grandes incêndios florestais. No caso da BR 163, irão priorizar as áreas de floresta localizadas nas diversas Unidades de Conservação e terras indígenas da região.

Nas terras indígenas o combate tem sido intenso. Na Maraiwatsede, no estado do Mato Grosso, brigadistas e integrantes da Força Nacional de Segurança Pública controlaram os incêndios existentes. Em Urubu Branco, foram combatidas duas grandes frentes de incêndio e a situação está sob controle. No município de Corumbá, também no Mato Grosso do Sul, o contingente pode aumentar conforme acionamento do Governo do Estado.
No Parque Nacional do Araguaia, em Tocantins, e na Floresta Nacional do Carajás, no Pará, as operações de combate ao fogo contam com apoio de helicópteros do Ibama, sendo que em Carajás recebem também o apoio de brigadistas e bombeiros civis contratados pela Vale.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-envia-brigada-de-pronto-emprego-para-apoiar-as-acoes-de-combate-na-br-163
Amazônia:Queimadas

Related Protected Areas: