Estudo analisa padrões de crescimento e movimentações de quelônios da Amazônia

Instituto Mamirauá - http://www.mamiraua.org.br - 13/07/2015
Um quelônio encontrado mais de 10 anos depois. Um animal monitorado que percorreu mais de 100 quilômetros. Esses são alguns dos resultados do estudo sobre padrões de crescimento e movimentação da espécie de quelônio amazônico Iaçá (Podocnemis sextuberculata) realizado desde 1996 pelo Instituto Mamirauá em uma região da Amazônia.

A pesquisa busca avaliar o padrão de crescimento e movimentação da espécie nas áreas amostradas, por meio das recapturas realizadas pela equipe. Cada animal encontrado em campo pelos pesquisadores recebe uma marca de identificação. Suas medidas e peso são registrados e podem ser comparados posteriormente, no caso da recaptura do mesmo animal em vida livre.

Ao longo desses 18 anos de trabalho com quelônios na Reserva Mamirauá, foram capturados cerca de 7 mil indivíduos de Iaçás, e deste número, 271 foram recapturadas.

Para a pesquisadora do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ana Júlia Lenz, "um dado muito interessante foi recapturar uma iaçá 10 anos depois da primeira captura. Este registro nos dá uma ideia da longevidade da espécie e permite avaliar o crescimento do indivíduo. Para essa espécie, Iaçá, não se tem dados de crescimento e não se sabe exatamente quanto tempo elas levam para se tornarem adultas. Então, há uma série de lacunas para serem estudadas em relação a biologia dessa espécie".

A baixa taxa de recaptura, de acordo com os pesquisadores, pode ser em função do deslocamento da espécie, ou seja, elas podem estar migrando para outras áreas da Reserva ou pela exploração da espécie, muito apreciada como alimentação na região.

Ainda de acordo com a pesquisadora, através deste estudo de longo prazo foi possível calcular taxas de crescimento de Iaçá, de indivíduos juvenis e adultos. Sendo que os jovens apresentaram crescimento superior aos indivíduos na idade adulta. "Outro aspecto avaliado foi a movimentação. Por exemplo, quando um indivíduo é marcado em um local e recapturado em outro podemos calcular a distância percorrida por ele. Registramos um indivíduo que se deslocou quase 100 km entre o ponto de captura e recaptura. ", afirmou.

"Conhecer o desenvolvimento desses animais, como: o quanto eles crescem, quanto tempo para chegar à maturidade, para onde vão e quais são as rotas de migração é importante, pois com esses dados será possível elaborar estratégias de conservação pra essa espécie, que é classificada como ameaçada de extinção", reforçou a pesquisadora.



http://www.mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2015/7/13/estudo-analisa-padroes-de-crescimento-e-movimentacoes-de-quelonios-da-amazonia/
Sensoriamento Remoto:Monitoramento Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.