Estudantes são voluntários nos Lençóis Maranhenses

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/08/2012
Dezesseis universitários foram selecionados e já estão participando do Programa de Voluntariado no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses neste mês de agosto. Eles são estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Projeto Darcy Ribeiro) e do curso de Turismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba (SP).

Os voluntários estão atuando no monitoramento dos impactos da visitação no parque, levando em conta a experiência e satisfação do visitante. Para isso, aplicam questionários com perguntas sobre a a expectativa e satisfação dos turistas.

O programa engloba o projeto Manutenção de Trilhas e Monitoramento dos Impactos da Visitação, proposto pelo analista ambiental Yuri Teixeira Amaral durante curso oferecido pela Coordenação-geral de Uso Público e Negócios (CGEUP/ICMBio) no ano passado.

A ideia inicial era monitorar o nível de água das lagoas no interior do parque, conforme as estações seca e chuvosa, e cruzar os dados com a expectativa e satisfação do visitante, de forma a propor medidas de manejo da visitação para potencializar a experiência do visitante e reduzir impactos relacionados à visitação. Mas, como este ano a estação chuvosa foi fraca e as lagoas não encheram, o trabalhos dos voluntários será concentrado na aplicação de questionários e análise dos resultados.

A chefia do parque espera, com o resultado das enquetes, obter subsídios para planejar melhor o futuro da unidade com relação à instalação de equipamentos de apoio à visitação, capacitação de prestadores de serviço autorizados - motoristas e condutores de visitantes -, contratação de concessão para cobrança de ingresso e demais serviços de apoio à visitação, entre outras medidas de manejo.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3208-estudantes-sao-voluntarios-nos-lencois-maranhenses.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.