Casa de polpa de frutas é criada em plena floresta amazônica

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/ - 06/06/2017
Agricultores da comunidade Boa Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no Amazonas, estão em festa com a inauguração de uma Casa de Polpa de Frutas no meio da floresta.

O espaço começou a funcionar dia 27 de maio, resultado do esforço dos moradores com a parceria do Instituto Mamirauá.

De acordo com Fernanda Viana, coordenadora do Programa de Manejo de Agroecossistemas da entidade, os produtores tinham o desejo de promover melhor aproveitamento das frutas cultivadas na região, como o cupuaçu, açaí, araçá e abacaxi.

Para viabilizar o funcionamento da Casa de Polpas no meio da floresta foi necessária a instalação de sistemas de captação de energia e de água, todos sustentáveis.

O projeto ofereceu aos agricultores equipamentos e treinamentos para manutenção das máquinas e de boas práticas para o beneficiamento das polpas, que incluem cuidados com a seleção das frutas, com a higiene durante o processamento, embalagem e armazenamento.

Eles também participaram de uma oficina para a criação do regimento interno da casa, com orientações de como administrar o espaço, organizar o trabalho e dividir os recursos. Segundo Fernanda, a expectativa agora é ampliar o mercado consumidor.

O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Prefeitura de Maraã também contribuiu com R$ 30 mil para a reforma do espaço onde a Casa de Polpas foi instalada.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-06/casa-de-polpa-de-frutas-e-criada-em-plena-floresta-amazonica
UC:RDS

Related Protected Areas:

  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.