Parceria reforça ações de gestão e uso das UCs

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/04/2017
Instituto Band promoverá divulgação dos parques nacionais. Protocolo de Intenções foi assinado nesta segunda-feira, em São Paulo, com o MMA e o ICMBio



O Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Band de Apoio à Cultura, Educação, Sustentabilidade, Filantropia e Beneficência vão atuar em parceria para promover ações de conservação, utilização e manejo em unidades de conservação (UCs) em todo o Brasil, por meio do Projeto Preserve e Abrace o que é Nosso.

O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (10), na sede do Grupo Bandeirantes, em São Paulo, pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, o presidente da Rede Band, João Carlos Saad, e a diretora-presidente do Instituto Band, Márcia Saad.

Com a iniciativa, o MMA, o ICMBio e o Instituto Band buscam promover maior conscientização sobre a importância das UCs, com ações de divulgação e promoção pelo Instituto Band pelas empresas e plataformas de mídia da Rede Band de Comunicação. "Essa parceria é muito importante", avaliou o ministro. "As UCs existem para manter partes importantes dos biomas, por isso fortalecer os parques nacionais ajuda na educação ambiental", afirmou.

O ministro ressaltou que, para garantir a conservação dos biomas, é necessário estimular o desenvolvimento sustentável no país. "O que resolve é dar alternativas econômicas que valorizem a floresta", defendeu Sarney Filho. Entre elas, o ministro citou as concessões florestais e de uso público e as atividades desenvolvidas nas reservas extrativistas do país.

Até o final do ano, os veículos de comunicação do grupo vão exibir matérias especiais e programetes de 30 segundos sobre os parques nacionais da Serra da Capivara, no Piauí; Aparados da Serra e Serra Geral, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; Cavernas do Peruaçu, em Minas, e Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco.

Segundo o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, a ação permitirá uma mudança de cultura nas unidades de conservação contempladas. "Temos que despertar o sentimento de pertencimento nesses parques", defendeu.

O presidente do ICMBio destacou ainda a importância dos frequentadores desses espaços. "Os visitantes têm uma experiência de vida, lazer e recreação para sua família e mudam sua concepção quando começam a interagir com o lugar", explicou.

Também estão previstos o fortalecimento da missão de órgãos governamentais e entidades do terceiro setor comprometidos com as causas ambientais; o desenvolvimento do ecoturismo e a busca de novos modelos de desenvolvimento sustentável.

Serviço:

Clique aqui para assistir matéria Jornal da Band sobre a parceria



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8831-parceria-reforca-acoes-de-gestao-e-uso-das-ucs
UC:Parque

Related Protected Areas: