Encontro pede o fortalecimento de Unidades de Conservação no turismo

G1 - http://g1.globo.com/ - 18/06/2015
Fórum de Turismo no Amapá discute melhorias para o setor no estado.
Projeto do Centro de Convenções do Amapá também foi apresentado.


As 7 Unidades Federais de Conservação (UCs) do Amapá foram tema de uma reunião entre representantes de instituições públicas e privadas do turismo amapaense, nesta quinta-feira (18), no Centro de Macapá. Além de discutir melhorias para as UCs, o encontro apresentou o projeto do Centro de Convenções do estado.

"As visitações e o ecoturismo são objetivos das unidades de conservação e no Amapá não é diferente. Estamos recebendo visitas, apesar de ser em caráter experimental, dessa forma conseguimos provocar a sensibilidade das pessoas para preservação ambiental", falou o chefe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Christoph Jaster.

O parque é um dos maiores do país, com mais de 3,8 milhões de hectares. Ele ainda está em fase de experimentação desde 2012. Jaster calcula que desde a abertura do local, cerca de 300 pessoas visitaram a área. A UC está em busca de parcerias com agências de turismo locais e outros empresários para aumentar a quantidade de visitas e oferecer serviços de qualidade.

"O fórum é uma oportunidade que encontramos para fortalecer a cadeia produtiva do estado com relação ao turismo, para que ela se desenvolva de maneira correta", disse a titular da Secretaria de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.

O encontro é permanente e realizado a cada 3 meses. A primeira reunião, que aconteceu em março, teve como tema pontos turísticos.

"Após a primeira reunião, iniciamos o projeto para a reforma do Trapiche Eliezer Levy, que foi solicitação das instituições. Além disso, também organizamos o monitoramento dos pontos turísticos por guias de turismo e até de intérpretes", falou Syntia.

Além do Tumucumaque, o estado tem as seguintes UCs: Floresta Nacional (Flona) do Amapá, Parque Nacional do Cabo Orange, Reserva Extrativista do Rio Cajari, Estação Ecológica Maracá-Jipióca, Estação Ecológica do Jari e Reserva Biológica do Lago Piratuba.

Centro de Convenções

Durante a 2ª reunião, a Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinf) apresentou o projeto de construção do Centro de Convenções do estado, em Macapá.

"Apresentamos o projeto finalizado que dispõe de um auditório para 1,6 mil pessoas. Além disso também planejamos 4 salas reversíveis que ganham capacidade de 250 até 1 mil pessoas, salão multiuso e um salão de feira para 25 mil pessoas. Estimamos que o orçamento chegue a R$ 50 milhões, mas isto ainda está sendo estudado", falou o arquiteto da Seinf responsável pelo projeto Adailson Bartolomeu.

Segundo ele, o projeto foi planejado em 2014 e ainda está recebendo adaptações. A intenção é que o prédio seja construído no estacionamento da Expofeita, na Rodovia JK, próximo ao distrito de Fazendinha.

"Percebemos que há necessidade de Macapá ter um Centro de Convenções, comparado a outras cidades da região norte. Com um espaço como esse, com certeza o turismo também será valorizado", afirmou Bartolomeu.



http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/06/encontro-pede-o-fortalecimento-de-unidades-de-conservacao-no-turismo.html
Turismo Ambiental

Related Protected Areas: