Pesquisadores identificam três novas espécies de aves na Bahia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/05/2014
Três novas espécies de aves foram identificadas na Floresta Nacional (Flona) Contendas do Sincorá (BA) por pesquisadores e analistas ambientais do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação das Aves Silvestres (Cemave/ICMBio). A descoberta aconteceu na terceira expedição do projeto Monitoramento de Avifauna nas Unidades de Conservação (UCs) da caatinga, iniciado em 2012.

As aves descobertas são o falcão-relógio, maior representante do gênero e também predador de outros grandes pássaros, o falcão-de-coleira, de médio porte e que vive em áreas abertas da caatinga, cerrado, pastos, campos, praias e restingas, e o pica-pau-dourado-escuro, animal pequeno que está presente em vários tipos de habitats, como matas de terra firme, várzeas e pastagens arborizadas (com árvores).

Durante os 11 dias de trabalho, os pesquisadores catalogaram 109 espécies e contabilizaram 156 tipos de aves diferentes vivendo dentro da unidade. Também foram encontradas outras espécies fundamentais para a conservação da biodiversidade, como o rabo-branco-de-cauda-larga e o chorozinho-da-caatinga.

O analista ambiental Diego Lima é o responsável por essa expedição, que aconteceu em período chuvoso, para verificar a situação dos habitats dentro da unidade. O projeto faz parte do Programa de Monitoramento da Biodiversidade do Cemave e tem por objetivo listar as espécies encontradas.

A próxima expedição na Flona está prevista para a estação seca na região, entre agosto e outubro deste ano. O Cemave informou que com os dados obtidos pretende desenvolver programas de conservação da espécie e participar da gestão florestal por meio de subsídios na UC.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4804-pesquisadores-identificam-tres-novas-especies-de-aves-na-bahia.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Contendas do Sincorá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.