Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 29/09/2013
A frente fria que chegou em Minas Gerais neste domingo e trouxe chuva pode aliviar o número de queimadas que assola o Estado. Nesse sábado, militares do Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para combater um incêndio no Parque Estadual do Ibituruna, em Governador Valadares, na Região do Rio Doce. Ao todo, 30 hectares de vegetação foram queimados.
O combate feito por militares do 6o Batalhão de Governador Valadares se iniciou por volta das 11h. Ao todo, 16 bombeiros participaram das ações, junto com monitores e brigadistas do parque. Os trabalhos se encerraram apenas às 16h.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu 30 hectares de vegetação rasteiras. As causas ainda são apuradas por técnicos do Instituto Estadual de Florestas.
Queimadas no Rola Moça
Também nesse sábado, um incêndio consumiu aproximadamente 40 mil metros quadrados de vegetação no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, no Bairro Olhos D'água, na Região Oeste de Belo Horizonte. Durante o combate as chamas, um brigadista foi picado por uma cobra e precisou receber atendimento.
O fogo foi detectado por guardas do parque na manhã deste sábado através de câmeras de monitoramento. As chamas se espalharam por um local de difícil acesso e chegaram a ficar bastante altas. Ao todo, oito bombeiros e 21 brigadistas fizeram o combate. Um avião Air Tractor também foi usado para ajudar nas ações. O que causou o incêndio ainda é apurado, porém, há suspeita que tenha sido criminoso.
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/09/29/interna_gerais,454245/incendio-consome-30-hectares-do-parque-estadual-do-ibiturna-em-governador-valadares.shtml
UC:Geral
Related Protected Areas:
- UC Pico do Ibituruna
- UC Serra do Rola Moça
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.